domingo, 14 de setembro de 2008

Sorriso com saúde


Fiquem atentos! Três em cada quatro pessoas sofrem de alguma doença dentária. Vamos saber um pouco mais sobre uma delas: a periodontal. A doença apresenta, muitas vezes, um quadro indolor e pode passar despercebida por muito tempo. Se não for diagnosticada e tratada a tempo, pode destruir o osso e o tecido que sustentam os dentes, resultando em mobilidade e perda das peças dentárias.


A principal causa é a acumulação de placas bacterianas nos dentes. Quando essa placa mineraliza, forma-se o tártaro, que é responsável pela irritação das gengivas: surge, assim, a gengivite. Os tecidos de suporte são destruídos e reabsorvidos, aparecem bolsas periodontais e, gradualmente, aparecerá a mobilidade dentária.


Sinais alarmantes: Gengivas que sangram espontaneamente, dentes com raízes expostas e com sensibilidade, mau hálito ou mau sabor, dentes com mobilidade, pus nas gengivas e desconforto nos dentes. Essa doença necessita de um acompanhamento profissional freqüente, mas vai aí uma dica para prevenir-se contra ela. Além de uma boa escovação, deve-se fazer o uso do fio dental e bochechos diários. Além disso, evite fumar, beber café e bebidas alcoólicas, pois estes ajudam na acumulação de placa bacteriana.


Maria Salete Nonato (Turma: 3001)

Nenhum comentário: