domingo, 14 de setembro de 2008

República de Cabo Verde



Capital: Cidade da Praia.
Religião: Cristianismo (Católicos 93,2%, protestantes e outros 6,8% em 1991).
Moeda: Escudo de Cabo Verde ou, como se chama por lá, Escudo Cabo-Verdiano.

Sua localização é no oeste da África. Cabo Verde é um grupo de ilhas. Por sua posição geográfica, a meio caminho da América do Sul, é importante escala em rotas aéreas e marítimas. Ex-colônia portuguesa, o arquipélago de Cabo Verde é formado por ilhas de origem vulcânica, com litoral rochoso, a cerca de 500 KM da costa da África. A seca, que atinge o país por prolongados períodos, já causou a morte de mais de 200 mil pessoas desde o início do século. Muitos optam pela emigração.

Também por não existir faculdade, ao término do Liceu (nosso ensino médio), quem pode continua os estudos em outro país. Brasil, Portugal e EUA são os destinos mais procurados. Em 1996, Cabo Verde participa da criação da comunidade dos países de língua portuguesa, junto com o Brasil, Portugal e os outros quatro países lusófonos africanos.

Cabo Verde foi descoberto em 1460 e colonizado a partir de 1462 por Portugal. A independência foi proclamada em 1975 como conseqüência da Revolução dos Cravos, que derruba a ditadura em Portugal. Cabo Verde e Guiné-Bissau constituem Estados separados, mas sob a direção de um mesmo partido, o Paige - de orientação marxista.

A língua ou idioma oficial é o português, mas também há outro idioma local, o crioulo - uma mistura de português com palavras africanas ocidentais.

Maria Salete Nonato (Turma: 3001)

Nenhum comentário: