domingo, 14 de setembro de 2008

Bullying


BULLYING?


QUE PALAVRÃO É ESSE?


Bem, quem nunca participou de alguma brincadeira que deixou algum colega envergonhado? Ou foi vitima de algum tipo dessa brincadeira? Pois essas brincadeiras estão longe de serem inocentes.

Existe um termo de origem inglesa para descrever tais atos: BULLYING, isto é, uma violência física ou psicológica intencionada ou praticada por um indivíduo (Bully-> valentão) ou um grupo, com o objetivo de intimidar ou agredir pessoas incapazes de se defender. O mais preocupante é que o autor (ou autores) das agressões não tem consciência do que está fazendo, pois pensa que tais atitudes são apenas brincadeiras. E quando investigamos a vida do agressor, podemos constatar que, na maioria dos casos, ele também foi vitima do bullying um dia.

O bullying se divide em duas categorias: o direto e o indireto.

* BULLYING DIRETO:
É a forma mais comum entre agressores masculinos.

* BULLYING INDIRETO:
É a forma de agressão mais comum entre o sexo feminino e crianças pequenas.

Na Bahia, em fevereiro de 2004, um adolescente de 17 anos matou um colega em uma escola de informática. O delegado que investigava o caso descobriu que o adolescente tinha sofrido bullying pelo colega.

Se alguém está sofrendo o bullying ou presenciou alguns desses atos, denuncie aos diretores, responsáveis, pois essa sua atitude pode prevenir casos mais graves.
Já existe no Rio de Janeiro um programa de redução do comportamento agressivo entre os estudantes. Fica no endereço: Rua da Fonseca Teles n.°121/ 2° andar – São Cristóvão. E-mail: abrapia@abrapia.org.br/bullying@globo.com

Na internet, existem sites e blogs que oferecem ajuda e mais informação.

Um filme que retrata o bullying é “um grande garoto”. Vale a pena assistir. Denuncie a prática de bullying, pois é obrigação de todos. Pense nisso.


Maria Elisabete Ribeiro Fernandes (Turma: 3003)

Tamires de Souza Mello (Turma: 3003)




Nenhum comentário: