sábado, 20 de setembro de 2008

Olimpíadas


A cada quatro anos, atletas de centenas de nações se reúnem em um país sede para disputar um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.

Os jogos olímpicos nasceram na antiga Grécia. Por volta de 2500 A.C., os gregos faziam homenagens aos deuses, principalmente a Zeus. Atletas das cidades-estado gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputar diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo ( luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Os jogos mostram também a importância que os gregos davam à manutenção de um corpo saudável. No ano de 392 AC, os jogos olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após a conversão deste para o cristianismo. Em 1896, os jogos olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy , conhecido com o barão de Coubertin.

Olimpíadas em Pequim (Beijing)

As olimpíadas foram uma grande oportunidade para que a China mostrasse sua força ao Ocidente. Sediar os jogos olímpicos foi um orgulho nacional para milhões de chineses. Todavia, em meio à euforia dos jogos, o país que teve a maior taxa de crescimento econômico em 2007 manifestou as fragilidades de uma nação governada por um regime comunista forte e ditador. Os protestos contra o governo foram um exemplo de que essa grande nação sofre com as desigualdades e a falta de liberdade. Além disso, é preciso acrescentar que o país é um dos grandes poluidores do mundo. Observa-se, assim, que o espetáculo das olimpíadas é rodeado por questões políticas e econômicas que não podem deixar de ser mencionadas.

Fábio M. de Oliveira (Turma: 2004)

Nenhum comentário: