sábado, 20 de setembro de 2008

Enem – o que fazer ?


Quando o assunto é educação, é sempre complicado debater, mas quando se fala de ensino público, a situação piora. Diz-se: “O ensino da rede pública é fraco, os professores são despreparados e faltosos, os alunos da rede saem em desvantagens no vestibular, concursos e até mesmo no Enem.”

Mais até aonde isso é verdade?

Só para apimentar mais o assunto, vamos falar que a educação no nosso país é carente sim, mas o ensino não está tão ruim. A culpa dos baixos índices de aceitação nas universidades, em concursos e no Enem são dos alunos. Costuma-se falar que o ensino particular é melhor que o público. Vamos parar e refletir: os mesmos professores que dão aula nos colégios particulares são também do ensino público. Pode um professor da 3ª série do ensino médio dar uma matéria para o particular e uma bem inferior para o público? O que diferencia os dois são os alunos. Quanto mais interesse de aprender, melhor o professor desenvolve a matéria; porém, se os alunos não estão interessados, atrapalham a aula, dificultando o desenvolvimento, o professor poderá adiantara matéria se ele sempre terá que relembra daquilo que já passou pois sempre tem aquele que não consegue aprender.

Em nosso colégio acontece muito isto: temos professores muito bem preparados que não conseguem ensinar tudo o que gostariam por causa dos alunos. Um acontecimento muito constrangedor foi quando o professor de literatura, Hudson, preparou uma aula para a turma no auditório. Infelizmente não conseguiu ensinar tudo o que planejou porque precisou chamar a atenção de todos. Conclusão: perdeu-se um tempo. Os alunos conversavam enquanto ele falava, e a aula que ele preparou rendeu pouco.

E isso não foi um caso isolado, pois acontece com outros professores. Jocimar, José Carlos, Solange etc. Professores bem preparados que nem sempre conseguem desenvolver as atividades por causa de poucos alunos...


Tamires de Souza & Maria Elizabete (Turma: 3003)

Nenhum comentário: