domingo, 14 de setembro de 2008

Lei Seca – Agora é para valer!


A nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, já está provocando uma mudança de hábitos na população brasileira. O consumo de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas por condutores de veículos está proibido. Antes, era permitida a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja). Quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa de R$ 955, vai perder a carteira de motorista por 12 meses.


√ Agora tire suas dúvidas:
1- Quanto tempo o álcool permanece no sangue após o consumo e depois de quanto tempo o motorista poderá dirigir?

Um copo de cerveja demora cerca de seis horas para ser eliminado pelo organismo. Uma dose de uísque, que é bem mais forte do que a cerveja, demora mais tempo do que isso. O mais garantido é que o motorista possa dirigir depois de 24 horas. Se estiver de ressaca e com sintomas provocados pela grande quantidade de álcool consumida, o melhor é ficar em casa. Este é o momento em que o álcool começa a ser tóxico e permanece no corpo por mais tempo.


2 - Como o índice de álcool no organismo do motorista vai ser verificado?
De três maneiras: o bafômetro e o exame de sangue são mais sensíveis para detectar dosagens alcoólicas. O exame clínico é menos sensível para a dosagem, mas serve para indicar sinais de embriaguez como olhos vermelhos, alegria excessiva e falta de coordenação motora.


José Elias & Edira Berg (Turma:3002)

Nenhum comentário: