domingo, 14 de setembro de 2008

Comemoração 100 anos de imigração japonesa




Os samurais e a cultura japonesa

A história do Japão é marcada por um longo período de guerras, entre os séculos X e XVI. Ao longo desses anos, a elite guerreira (samurais) foi fortalecendo o seu poder, até o surgimento da figura do Xogum, teoricamente um general a serviço do imperador. Fortemente influenciados pelo budismo, os samurais criaram um código de comportamento conhecido como bushidô, que estabelecia rígidas normas e palavras de ordem como Justiça, Coragem, Compaixão, Cortesia, Sinceridade, Honra e Lealdade.





As armas samurais

Na exposição, foram apresentadas vestimentas, objetos e armas que abrangem um período de aproximadamente 800 anos. Todo samurai portava duas espadas presas ao cinto: a Katana (espada longa de 60 a 90 centímetros) e a Wakisachi (espada curda de 30 a 60 centímetros). Elas eram leves, ágeis e cortantes, e após séculos de existência, ainda mantém características originais. As guardas da espada (tsubas) são verdadeiras jóias realizadas em ferro, com detalhes em ouro e prata. A espada era considerada a alma do samurai.




Ikebana
O caminho das flores

Em sua forma básica, o arranjo de Ikebana segue um padrão fixo: um triângulo cujos vértices representam o céu, a terra e o homem. Na sua preparação é dada ênfase à simplicidade, à perfeição das linhas, à harmonia das cores, ao espaço e à forma. O Ikebana apresenta em geral a folhagem e as folhas disponíveis na estação, utilizadas em seu estado natural, exceto pelo hábil desgaste executado pelas tesouras do artista para aperfeiçoar a linha de um galho ou a forma de um balão.




Origami











É uma das artes milenares do Japão. Acredita-se que o Origami tenha nascido de maneira espontânea, a partir de hábitos como dobrar, embrulhar, arrumar. Usando apenas as mãos como instrumento, o artista, numa seqüência precisa e harmoniosa de dobras, materializa em papel as imagens da natureza e de sonhos. Desde a mais singela flor ou pássaro, até criaturas fantásticas, ou mesmo sólidos geométricos dos mais complexos.
Fabio M. de Oliveira (Turma:2004)

Nenhum comentário: