quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O cyberbullying e suas conseqüências


O Cyberbullying é a prática de intimidar, xingar ou humilhar colegas sem motivo e de forma insistente na Internet, principalmente em sites de relacionamentos. Nessa prática, o anonimato estimula a impunidade, pois é muito difícil descobrir os autores dessas agressões virtuais. O que difere o bullying do cyberbullying são os métodos e ferramentas utilizados pelos praticantes. No bullying, os maus-tratos são feitos no mundo real e, na maioria das vezes, a vítima conhece o seu agressor e tem mais facilidade em se defender. No cyberbullying, os agressores se sentem mais corajosos, pois podem utilizar nomes falsos e talvez nunca sejam descobertos.

Uma estudante universitária de Porto Alegre decidiu inverter o jogo: fez da Internet uma arma contra a intimidação escolar. Há dois anos criou um blog para ajudar vitimas de assédio moral na escola. A intenção era evitar que outras pessoas passassem pelo mesmo desespero que ela enfrentou na adolescência. Daniele foi internada em uma clínica psiquiátrica depois de tentar o suicídio. Tudo porque era excluída e humilhada no colégio.


Aqueles que realizam essa prática nociva precisam saber que as coisas não podem ser assim. Quando não gostarem de alguém sem um motivo concreto, devem tentar conhecer a pessoa para ver se sua opinião sobre ela realmente tem sentido. De repente, a pessoa poderá ser um grande amigo ou amiga. Deve-se acrescentar, contudo, que o fato de não se gostar de alguém não deve ser motivo para nenhum tipo de agressão.



Marize Caldogno e Jéssica Ferreira (Turma: 2001)

Nenhum comentário: