quarta-feira, 7 de outubro de 2009

GRAVIDEZ FORA DE HORA

Hoje em dia muitas adolescentes engravidam não por falta de informação, mas sim por falta de hábito de leitura, por não ver um bom programa educativo na televisão e pela falta de conversa em seu próprio lar. As escolas costumam ter pelo menos uma palestra ao ano sobre prevenção da gravidez. Nas salas de aula, esse assunto também é muito discutido.


Prevenir-se não é só usar a camisinha ou se medicar mensalmente. O importante é o uso da camisinha para evitar ou transmitir qualquer tipo de infecção ou doença sexualmente transmissível e uma gravidez “fora de hora”. O mais importante é o uso dos dois, ou seja, a camisinha e o medicamento conhecido como ANTI-CONCEPCIONAL, que usado corretamente com prescrição médica, é 100% eficaz.


A sexualidade deve ser vivida com responsabilidade. Uma gravidez inteligente é a aquela em que a geração de uma vida passa pelo planejamento. Um filho ou filha não pode ser somente uma “coisa” que se põe no mundo. O respeito pela criança pressupõe o respeito dos futuros pais a si próprios. É justo para essa nova vida ser abandonada por um pai e sofrer os maltratos de uma mãe infeliz?

Então meninas e meninos, não adianta vir com aquela velha história: “esqueci” ou “eu não sabia”, pois os adolescentes que realmente querem terminar seus estudos e ser independentes devem ser inteligentes e responsáveis. Conversem com uma pessoa mais experiente, pois ela sim poderá te dar um conselho; e procure um médico para um acompanhamento mais detalhado, para evitar grandes surpresas no futuro. Por vezes, esperar a hora certa também pode ser o remédio mais eficaz contra a irresponsabilidade.


Editorial:

Tamires de Souza e Maria Elisabete (Ex-alunas da turma 3003) 

Nenhum comentário: