quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A importância do Intercâmbio para a carreira profissional




Intercâmbio... Muitos ainda não sabem o que significa ou, quando sabem, não se interessam tanto pelo assunto. O assunto em questão está se tornando cada vez mais “famoso” em todo o mercado de trabalho, isso porque algumas empresas já estão exigindo algo a mais de seus colaboradores (funcionários). E a tendência dessas exigências é só aumentar.
O que muitos ainda têm que perceber é que o intercâmbio não é só uma viagem de lazer. O intercâmbio que vale como diferencial é o intercâmbio cultural no intuito de estudar e/ou trabalhar no país de destino. Assim, permanecemos mais tempo no outro país, e o resultado é a significativa troca de experiências e o aprendizado cultural, lingüístico, profissional, entre outros. Por causa desses ganhos, muitos jovens buscam aprender um novo idioma, elemento indispensável para essa viagem de aprendizado.
No mais, o que todos devem ter em mente é que está ficando cada vez mais difícil de conseguir um bom emprego. Aquele (em geral, o jovem) que faz o intercâmbio adquire maior independência profissional, e é isso que faz dele alguém mais capacitado, com mais chances de crescer na vida e ter um futuro brilhante.

Fábio M. de Oliveira (Turma: 3003)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O cyberbullying e suas conseqüências


O Cyberbullying é a prática de intimidar, xingar ou humilhar colegas sem motivo e de forma insistente na Internet, principalmente em sites de relacionamentos. Nessa prática, o anonimato estimula a impunidade, pois é muito difícil descobrir os autores dessas agressões virtuais. O que difere o bullying do cyberbullying são os métodos e ferramentas utilizados pelos praticantes. No bullying, os maus-tratos são feitos no mundo real e, na maioria das vezes, a vítima conhece o seu agressor e tem mais facilidade em se defender. No cyberbullying, os agressores se sentem mais corajosos, pois podem utilizar nomes falsos e talvez nunca sejam descobertos.

Uma estudante universitária de Porto Alegre decidiu inverter o jogo: fez da Internet uma arma contra a intimidação escolar. Há dois anos criou um blog para ajudar vitimas de assédio moral na escola. A intenção era evitar que outras pessoas passassem pelo mesmo desespero que ela enfrentou na adolescência. Daniele foi internada em uma clínica psiquiátrica depois de tentar o suicídio. Tudo porque era excluída e humilhada no colégio.


Aqueles que realizam essa prática nociva precisam saber que as coisas não podem ser assim. Quando não gostarem de alguém sem um motivo concreto, devem tentar conhecer a pessoa para ver se sua opinião sobre ela realmente tem sentido. De repente, a pessoa poderá ser um grande amigo ou amiga. Deve-se acrescentar, contudo, que o fato de não se gostar de alguém não deve ser motivo para nenhum tipo de agressão.



Marize Caldogno e Jéssica Ferreira (Turma: 2001)

GRAVIDEZ FORA DE HORA

Hoje em dia muitas adolescentes engravidam não por falta de informação, mas sim por falta de hábito de leitura, por não ver um bom programa educativo na televisão e pela falta de conversa em seu próprio lar. As escolas costumam ter pelo menos uma palestra ao ano sobre prevenção da gravidez. Nas salas de aula, esse assunto também é muito discutido.


Prevenir-se não é só usar a camisinha ou se medicar mensalmente. O importante é o uso da camisinha para evitar ou transmitir qualquer tipo de infecção ou doença sexualmente transmissível e uma gravidez “fora de hora”. O mais importante é o uso dos dois, ou seja, a camisinha e o medicamento conhecido como ANTI-CONCEPCIONAL, que usado corretamente com prescrição médica, é 100% eficaz.


A sexualidade deve ser vivida com responsabilidade. Uma gravidez inteligente é a aquela em que a geração de uma vida passa pelo planejamento. Um filho ou filha não pode ser somente uma “coisa” que se põe no mundo. O respeito pela criança pressupõe o respeito dos futuros pais a si próprios. É justo para essa nova vida ser abandonada por um pai e sofrer os maltratos de uma mãe infeliz?

Então meninas e meninos, não adianta vir com aquela velha história: “esqueci” ou “eu não sabia”, pois os adolescentes que realmente querem terminar seus estudos e ser independentes devem ser inteligentes e responsáveis. Conversem com uma pessoa mais experiente, pois ela sim poderá te dar um conselho; e procure um médico para um acompanhamento mais detalhado, para evitar grandes surpresas no futuro. Por vezes, esperar a hora certa também pode ser o remédio mais eficaz contra a irresponsabilidade.


Editorial:

Tamires de Souza e Maria Elisabete (Ex-alunas da turma 3003) 

O LEGADO DE MACHADO DE ASSIS

A obra de Machado de Assis nos transmite um legado de reflexões sobre uma sociedade carioca em profunda transformação na segunda metade do século XIX. Esse legado sinaliza a grande capacidade do escritor em unir a observação crítica às vozes de saberes filosóficos, teológicos, literários, entre outros. Machado articula o vigor do conhecimento erudito a uma perspicaz capacidade de reflexão sobre os movimentos humanos externos e internos: leitor dos clássicos e observador social, o autor torna seus poemas, crônicas e narrativas uma fonte de experimentação da escrita e do pensamento, fato esse que revitaliza o interesse de Machado a nosso tempo tão necessitado de novas perspectivas e indagações.


De origem pobre e escrava, Machado poderia ser apenas mais um no cruel jogo das rígidas posições sociais de sua época. O desafio a um esquema previsível de exclusão permitiu ao autor uma travessia de inconformidade e análise das artimanhas políticas e morais de uma sociedade incapaz de uma auto-análise construtiva. Suas crônicas, por exemplo, mais do que um retrato de época, focalizam, com jocosidade e ironia, as contradições de uma cidade que mistura a alegria dos blocos carnavalescos e o abandono à sorte dos escravos libertados. Já nos romances e contos, a elucidação das contradições sociais estão acompanhadas de um olhar mais detalhado sobre os movimentos internos do indivíduo. Dúvidas, sonhos, teorias, fracassos e alegrias surgem em meio a grupos que supervalorizam o costume e a aparência. Alguns personagens de Machado revelam sujeitos cujos atos e pensamentos nem sempre enquadram na moldura do gregarismo alienado. Esses indivíduos (loucos, visionários, ciumentos, golpistas) surgem na diversidade do corpo social e tornam manifesto o mal-estar tácito entre indivíduo e coletividade.

Esse olhar crítico em direção às contradições humanas aparece em grande medida ancorado em saberes eruditos, conforme demonstra a intertextualidade de sua obra. Não se trata de uma mera repetição de grandes pensadores. Machado consegue um diálogo que promove a criatividade estética e reflexiva. Seja nas releitura de Lawrence Sterne, Dante Alighieri ou da Bíblia, o escritor brasileiro convoca esses pensamentos à sua maneira. Da eventual distância entre passado e presente, erudição e empirismo, Machado constrói uma ponte que documenta as atitudes de uma época que naturalizava o descaso e a rigidez hipócrita dos costumes e das demarcações hierárquicas. Suas análises atuavam como uma ferramenta de exposição e denúncia, aliando saberes e construindo novas formas de pensar.


Esse espírito crítico e erudito marca a importância de Machado de Assis um século depois de sua morte. Sua herança é uma atitude que convida homens e mulheres de hoje a essa observação cuidadosa da cidade e de seus movimentos, da sociedade e da relação do indivíduo com esta. Nos tempos atuais, em que o prestígio do saber sucumbe aos laços da mediocridade e da alienação, a escrita do pensador Machado instaura a renovação da necessidade de reflexão. Isto porque o Rio de Janeiro ainda convive com suas mazelas. Em meio à correria do grande centro, adultos e crianças condenados a sobreviverem como restos invisíveis da sujeira urbana e humana; escravos do lucro e do ritmo fast-food, os apressados transeuntes, sem tempo de ler e pensar reflexivamente, ignoram a si mesmos e aos outros. Vive-se hoje em uma cidade abandonada pelo poder público e ignorada por grande parte dos seus: subúrbios entregues ao esquecimento, um cais do porto (entrada marítima e turística) sujo e mal cheiroso, um centro com praças mal cuidadas e ruas (de placas novas) com calçadas antigas e esburacadas. Como se pode notar, talvez, ainda mais do que antes, a herança de Machado de Assis é indispensável a este século de velocidade e desinteresse.


Portanto, discutir a importância de Machado de Assis hoje é refletir sobre a capacidade de superação do ser humano em prol da conquista do pensamento crítico e do espaço social. Como mostra o exemplo do escritor, as barreiras sociais não são definitivas para a reclusão do vigor reflexivo. Sua impertinência em relação às convenções naturalizadas e sua entrega ao aprendizado e à experimentação racional e estética foram combustíveis de sua escrita desafiadora. Machado une esse exame atento das condições humanas ao conhecimento conceitual e histórico, a fim de trazer à baila a eficácia do saber e da proximidade deste com o indivíduo. Um século depois de sua morte, Machado de Assis ressurge como um pensador capaz de ultrapassar o seu tempo e chamar a atenção de todos que hoje em dia estão indiferentes à desordem em meio a aparentes conjunturas individuais e sociais.

Editorial:
Prof. Hudson dos Santos Barros – Português / literatura